É simples, no Brasil o que falta é a conscientização ambiental e divulgação de novas tecnologias. E nós técnicos em meio ambiente ou qualquer outra área ambiental, e até mesmo cidadãos preocupados com o futuro são responsáveis por isso. O nosso país tem autorização para exploração de fibra de coco desde 1948, e quão divulgado isso foi por nossos representantes? o coco seco, aquele que sua avó comprava pra fazer bolo, cocada?... Esse mesmo da foto, é mais utilizado no Brasil após sua reciclagem por estar mais tempo no mercado. Já o coco verde começou sua reciclagem apenas em 2005 graças á Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que começou a desenvolver essa tecnologia em 1999. E o melhor é que foi desenvolvida no Brasil, ou seja, nenhuma parte do mundo sabia reciclar coco verde. Essa tecnologia foi um projeto apresentado em um programa de competição que o Banco Mundial faz de tempos em tempos para selecionar e financiar novas tecnologias socioambientais. agora que você já sabe como nasceu a reciclagem de coco verde, já deve estar se perguntando; Mais pra que serve isso e como é que se faz?. Essas informações estarão disponiveis no próximo post.
Deixo disponível o site da Embrapa caso queiram saber de tudo certinho sobre esse projeto, nesse site a Embrapa também divulga todas suas outras tecnologias que são muito interssantes.
O Projeto Coco Verde já recicla desde 2002 de forma totalmente pioneira sendo único a inovar depositando patente e hoje vive da produção de artefatos com proteção de sua patente. Também fabrica todos seus equipamentos.
ResponderExcluirRelease
http://www.cocoverderj.com.br/3.projcv2.htm