domingo, 22 de maio de 2011

Para que reciclar o coco verde?

  De acordo com algumas pesquisas o coco verde representa 70% do lixo encontrado no litoral brasileiro, e grande parte do lixo de parques públicos também é composto por ele.

coco jogado no Parque do Ibirapuera

Monte de coco verde
jogado na praia
lixo específico para coco verde
no Parque do Ibirapuera

O problema é que as pessoas acreditam que o coco verde por ser um material orgânico pode ser descartado em qualquer lugar, assim como muitos fazem com cascas de frutas por exemplo. Mais não é bem assim, o coco verde demora cerca de 08 á 12 anos para se decompor, e quando jogado na praia ou no chão como vemos nas fotos podem atrair insetos e ratos, podendo causar doenças á pessoas próximas da região, além de entupirem bueiros em épocas de chuva podendo agravar os casos de enchentes. E quando enviados para o aterro sanitário, embora essa opção seja melhor do que descarta-los em qualquer lugar, ainda assim não é a melhor, pois podemos  perceber que  coco é grande e oco ocupando assim grande espaço nos aterros, diminuindo sua vida útil. Até aqui já temos grandes problemas não é? Mais ainda podemos incluir o gasto da prefeitura para a destinação dos coco para o aterro, e o gasto com saúde pública. Porém um ponto ainda importante que vale destacar é que as prefeituras estão começando a se preocupar com a destinação desse resíduo, já que elas perceberam que esta gerando alto custo á elas, então só disponibilzam duas soluções, ou aplica-se a coleta e reciclagem dos cocos, ou então será proibida a venda de coco verde nas ruas, praias e parques. Acredito que não seja necessário chegar a esse extremo já que "somos donos" da solução.

Observação: Em algumas regiões a proibição da venda de coco verde já ocorre. No ano passado o Rio de Janeiro proibiu, porém revogou. Não precisamos ir muito longe para ter exemplos, pois em São Paulo na praça do Pari a prefeitura já proibiu a venda de coco verde feita por ambulantes 

Com a reciclagem do coco verde além da eliminação desses problemas ainda abrimos o setor econômico brasileiro, gerando renda e novos empregos. Assim, ao mesmo tempo temos uma solução ambiental e social.

Um comentário:

  1. O Projeto Coco Verde já recicla desde 2002 de forma totalmente pioneira sendo único a inovar depositando patente e hoje vive da produção de artefatos com proteção de sua patente. Também fabrica todos seus equipamentos.
    Release
    http://www.cocoverderj.com.br/3.projcv2.htm

    ResponderExcluir