quarta-feira, 25 de maio de 2011

Protótipo Ecológico da Fiat tem fibra de coco...O luxo e o conforto atrelados ao meio ambiente

 

 

 

 

 

                    Uno Ecology

          à base de coco e cana.

Junto com o Novo Uno, a Fiat apresentou o carro-conceito Uno Ecology. O protótipo segue o layout do lançamento da marca italiana, e aplica conceitos de desenvolvimento sustentável em acessórios e tecnologias..
Álcool puro O motor 1.0 é movido totalmente a etanol (E100), também chamado álcool puro. Extraído da cana-de-açúcar, o combustível é renovável e, segundo a Fiat, emite menos gás carbônico do que a gasolina - considerando-se a absorção pelo vegetal antes da produção do E100.
Em substituição ao petróleo Na produção de algumas peças, em vez de utilizar produtos derivados do petróleo a montadora utilizou o bagaço da cana-de-açúcar usada na produção do etanol. Renovável, o recurso permitiu redução de 8% em relação ao peso de uma peça normal. No final da vida, o material é reciclável. Além do bagaço, a cana-de-açúcar também foi usada para produção de fibras que substituíram a fibra de vidro - esta última, segundo a montadora, utiliza petróleo durante o processo de transformação.
Coco e látex A redução no uso de materiais derivados do petróleo também aparece na constituição dos bancos do Uno Ecology. A marca italiana usou fibra de coco e látex nos assentos, e afirma ter economizado sete quilos de poliuretano com a ação. O material biodegradável teria, ainda, "forte cunho social, por utilizar o trabalho de cooperativas", segundo material divulgado à imprensa.
Energia solar Carro parado em engarrafamento ou estacionamento, com o Uno Economy, seria uma oportunidade para recarregar a bateria. As células fotovoltaicas no painel posterior ajudam a alimentar a bateria, reduzindo o consumo de combustível. Segundo as informações da montadora, com oito horas diárias de exposição solar, durante 30 dias, o carro gera uma potência de 35 watts.
Película anti-infravermelho O protótipo da Fiat tem películas protetoras contra radiação infravermelha, o que diminui aquecimento no interior do carro. Como consequência, o ar-condicionado pode ser ligado com menos potência, diminuindo o gasto de combustível - pelos dados da fabricante italiana, a economia chega a 1% do consumo.
Economia de combustível Além dos mecanismos citados, o carro-conceito apresenta o TPMS (sistema de monitoramento de pressão do pneu, na sigla em inglês), que acende uma luz no painel quando um dos pneus está com calibragem abaixo da indicada. Rodar fora do recomendado, segundo a Fiat, pode gerar 5% a mais de gasto de combustível.

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